8.10.05

Como se vota

Encontrei esta informação útil no Portal do Cidadão. Só falta mesmo aconselharem se devemos votar Branco ou Nulo, porque (e falo por mim) não sei qual das duas opções permite meter menos políticos, e com mais eficácia, no poder.


    Nos dias de eleição entre as 8:00h e as 19:00h estão abertas as Assembleias de Voto;
  • Os eleitores devem munir-se de:
    • Bilhete de Identidade
    • (ou, se não tiver, outro documento com fotografia actualizada e que seja utilizado para identificação p.ex. passaporte, carta de condução, etc.). Título de residência válido, no caso dos estrangeiros, nas eleições em que votem;
    • Cartão de Eleitor. Se não tiver cartão de eleitor peça uma 2ª via na Comissão Recenseadora. Se só der pela sua falta no dia da eleição vá à Junta de Freguesia (que está aberta) e informe-se sobre o seu número de eleitor, caso não o saiba de cor.
  • Na Assembleia de Voto:

    • Apresente os elementos de identificação;

    • O Presidente da mesa entregar-lhe-á o Boletim de Voto;
    • Dirija-se depois à Câmara de Voto.
  • Na Câmara de Voto:

    • Preencha com uma CRUZ (X) o quadrado que está à frente da lista ou candidato em que deseja votar;

    • Não escreva mais nada no Boletim de Voto;
    • Se estragar o boletim de voto devolva-o e peça outro ao presidente da mesa.
  • Ainda na Câmara de Voto:
    • Dobre o Boletim em quatro com a parte impressa voltada para dentro.

  • De seguida dirija-se à mesa e entregue o boletim dobrado ao presidente da mesa. Enquanto o Presidente introduz o Boletim na urna, os escrutinadores descarregam o voto nos Cadernos Eleitorais.
  • Em seguida abandone a secção de voto e lembre-se que:
    • Até à distância de 500 metros não pode revelar em quem votou.
(Gosto particularmente desta nota final)

6.10.05

Os Edukadores



"Uma pessoa com menos 30 anos que não tenha ideais, não tem coração.
Uma pessoa com mais de 30 anos que tenha ideais, não tem cérebro."

Entrevista a Hans Weingartner (realização, produção e argumento) - Atlanta Filmes

RESISTÊNCIA POÉTICA
Jan e Peter são "Os Edukadores": entram em casa de pessoas ricas e rearrumam os bens dos abastados donos. Nunca roubam nada, ninguém fica magoado. No entanto, o que fazem é um ataque às vidas de outras pessoas. Provocam caos. Mas é um caos com sentido. "Edukar" é uma forma com humor de se vingar dos ricos. Jan e Peter são activistas políticos. E estão a criar uma forma de resistência poética.

JOVENS REVOLTADOS
Quando tinha 20 anos era igual a eles. Era um jovem revoltado, que gostava de gritar "Revolução!", "Mudar o Mundo!". Não lutávamos por algo em específico, achávamos que todo o sistema estava errado. Todos os meus amigos pensavam da mesma forma, mas nenhum de nós encontrou um grupo político em que nos encaixássemos. Não queríamos ser disciplinados. Tal como Jule queríamos ser livres!
Durante esta altura, vivia numa casa ocupada em Berlim. Um dia, centenas de polícias invadiram a casa e atiraram as minhas coisas pela janela. Trataram-nos como criminosos perigosos. Destruíram o edifício todo. Foi uma experiência traumática. Quando recuperei, prometi a mim mesmo que iria incorporar a política num filme. Sempre gostei de cinema com consciência social. Gosto de Michael Moore, Mike Leigh e Costa Gavras.
OS EDUKADORES é um filme sobre a possibilidade de mudança política, mas não posso dar respostas claras para os problemas porque não há respostas fáceis.

A SOCIEDADE OPULENTA
A minha vida mudou desde então, mas continuo a partilhar os mesmos ideais das minhas personagens - Jan, Peter e Jule. Acho que já ninguém pára para olhar o mundo de forma crítica. Ninguém diz: "Acordem! Isto é perverso! Vamos parar isto!".
Apenas 10% da população mundial goza da riqueza produzida, enquanto os restantes 90% vive na pobreza e fome.
No entanto, há suficiente trigo no mundo para providenciar 2000 calorias por dia para cada habitante da Terra. O problema é que o trigo não é bem redistribuído.
90% do mundo está a morrer à fome enquanto 10% faz dietas. Podíamos viver no paraíso mas a maioria das pessoas vive na merda.

PESSOAS E NÃO LUCROS
Espero que OS EDUKADORES abra mentalidades, de forma a que as pessoas percebam o que as multinacionais estão a fazer. Estão a construir um sistema económico em que as pessoas não significam nada e o dinheiro é tudo.

A GERAÇÃO DE 1968
Queria também que os jovens pensassem nos mais velhos. Não desrespeito a geração de 68. Eles liberalizaram a sociedade e introduziram imensas medidas e reformas. Mas os rebeldes de ontem tornaram-se os conservadores de hoje.
Hardenberg, o empresário de cinquenta anos do filme, é um exemplo de um antigo radical. Ele acabou por se tornar numa pessoa como aquelas contra quem ele lutava. E acho que isso acontece frequentemente. As vidas das pessoas mudam muito. Orientam as suas energias para outros objectivos, muitas vezes objectivos muito mais egoístas. Têm mais responsabilidades e tornam-se pessoas diferentes. Não rejeitam as suas antigas convicções, renegam-nas sem sequer se aperceberem.

4.10.05

Eclipse


Os eclipses totais do Sol dão-se devido à proximidade das dimensões angulares que a Lua e o Sol apresentam aos observadores na Terra, e que são da ordem de 30 minutos de arco (meio grau). É isso que permite que a Lua oculte totalmente o Sol. No entanto, como a órbita da Lua é elíptica, pode acontecer que um alinhamento dos três corpos se dê numa ocasião em que o astro se encontre no ponto mais afastado da sua órbita (apogeu) ou nas suas proximidades. Nesse caso, sendo o tamanho angular da Lua ligeiramente menor, não chega a ocultar totalmente o Sol, e dá-se então um eclipse anular, como o que terá lugar no dia 3 de Outubro.

in OAL-UL


E pronto. Em 2028 há mais, portanto guardem os óculos bem guardadinhos.

2.10.05

Heaven is on the way


Kröller-Müller National Museum, Holland

1.10.05

"Dê Sangue" - quem?

Há uma coisa que sempre me intrigou relativamente ao IPS, e que há uns dias surgiu em conversa com uns amigos. Afinal, por que é que os homossexuais do sexo masculino não podem dar sangue? Tenho poucos ou nenhuns conhecimentos de medicina, mas julgava que o VIH (e outras DST's) podiam ser transmitidas de várias maneiras além do sexo anal, imaginem vocês a minha ingenuidade, e até julgava que podia atingir também heterosseuxais, bisseuxais, retrossexuais, metrossexuais e outros tantos sexuais! Bom, mas parece que estou enganada, afinal quem está à frente do IPS deve saber melhor que eu, uma perfeita leiga na matéria.
Uma outra coisa que eu desconhecia é que as mulheres que já tenham praticado sexo anal também estão sujeitas a não poderem serem dadoras. Nessa tal conversa de amigos, uma amiga minha referiu que lhe perguntaram pela seguinte ordem: "Usa o preservativo em todas as relações sexuais?" e logo depois "Já praticou sexo anal?". Não sei não, mas acho que quem estipula os critérios para ser dador de sangue deve ter muita coisa recalcada. É uma pena é que depois venham dizer que não há sangue nos hospitais e que o povo português não colabora...